sexta-feira, 12 de abril de 2013

MÚSICA É EDUCAÇÃO


ABRIL/2013

Creio que gosto musical se aprende e se desenvolve assim como o paladar. Apreciar o belo pode e deve ser aprendido.É na família onde tudo tem início!

Aquilo que se escuta quando ainda pequeno vai educando os ouvidos como ficaram em mim as longas e difíceis valsas com as quais meu pai me embalava.

Música instrumental de qualidade deve ser ouvida...identificados os instrumentos de solo...até em caixinha de música.

A música é universal e como tal, agrega, congrega, aproxima...mesmo que não saibamos a língua na qual uma música é cantada ... algo nos diz se é bonita ou feia.

Sou totalmente a favor dão ensino musical nas escolas. Além de tornar a educação mais completa, integral, desenvolve áreas do cérebro responsáveis pela sensibilidade.

Um pentagrama com sua distribuição de notas, pausas, colcheias, breves, semibreves, mínimas e semínimas constituem um rico embasamento para os princípios básicos da matemática, portanto benéfico às crianças e jovens.

O que atualmente é consumido pela maioria das crianças, jovens e adultos jovens, chega a ofender a um país tão rico em termos musicais.

É um apanhado de ritmos e músicas de duplo sentido, com coreografias impróprias para adultos e crianças.

Tal predominância se refletirá num futuro próximo, esmagando uma geração que a ela se expõe, podendo causar inclusive a surdez.

Geração roubada do poder da crítica, da escolha, de fazer a diferença entre o belo e o que é de consumo imediato, erotizando as crianças e impedindo-as de saber o que vai ficar para sempre em nosso cancioneiro erudito ou popular. Lembremo-nos ainda do nosso esquecido e rico folclore...que devemos a todo custo evitar que morra, que seja esquecido, pois um país sem sua história nada é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário